Pré-Operatório

Para se preparar para a realização da sua mamoplastia de aumento na FACCIA deve ler as seguintes instruções. Também é importante  que tenha conhecimento de todos os aspetos relacionados com a recuperação e se assegure que tenha alguém que fique consigo nas primeiras 24 horas.

Caso tenha alguma dúvida sobre algumas destas informações, ou tenha alguma questão adicional, deverá contactar-nos de forma a ser devidamente esclarecida.

Duas semanas antes da cirurgia de aumento mamário deverá:

  1. Efetuar todos os exames médicos que foram solicitados e envia-los antecipadamente para o médico;
  1. Assegurar-se que tem alguém que a possa vir buscar após a cirurgia;
  1. Assegurar-se que alguém tome conta dos seus filhos nos primeiros dias após a cirurgia;
  1. Interromper toda a medicação para o sangue ficar mais líquido (aspirina, ibuprofeno, warfarina, plavix,etc.) e qualquer suplemento, mesmo dito natural (omega 3, vitamina E, etc);
  1. Interromper o fumo de tabaco (mesmo um único cigarro pode ter efeito adverso na sua recuperação e no resultado final da sua cirurgia); os cigarros contêm nicotina e monóxido de carbono; o monóxido de carbono dificulta a chegada de oxigénio ás células e desta forma dificulta a cicatrização e a nicotina causa constrição dos vasos o que também dificulta a chegada de oxigénio e nutrientes aos tecidos para a cicatrizarão das feridas. Estes efeitos atrasam a cicatrizarão e aumentam a probabilidade do aparecimento de infeções, atrasos de cicatrizarão e complicações da cirurgia.

Uma semana antes da cirurgia de aumento mamário deverá:

  1. Ter consigo a receita para comprar a medicação a fazer após cirurgia;
  1. Não beber álcool;
  1. Informe-nos se estiver constipada ou com alguma infeção de forma a que seja medicada corretamente.

Um dia antes da cirurgia de aumento mamário deverá:

  1. Preparar roupa pratica para trazer no dia da cirurgia ou para vestir após a cirurgia; não será necessário trazer o soutien de pós-operatório, caso tenha solicitado que tenhamos disponível um para si;
  1. Continue a fazer toda a medicação com excepção dos medicamentos para o sangue e “medicamentos” naturais;
  1. Não coma nem beba nada, pelo menos, seis horas antes da cirurgia.

 

No dia da cirurgia de mamoplastia de aumento:

  1. Tome banho e use o seu gel habitual; não é necessário shampoo ou gel especial;
  1. Se a mamoplastia de aumento for para ser efetuada pela via axilar deve depilar essa zona;
  1. Não aplique nenhum desodorizante ou loção/creme corporal;
  1. Pode lavar os dentes, mas não beba água, excepto se for necessário fazer alguma medicação (pode tomar um pequeno golo de água);
  1. Fazer a medicação habitual para a tensão ou tiróide (com um pequeno golo de água);
  1. Organizar o seu dia de forma a que chegue á FACCIA cerca de 30 a 45 minutos antes da hora da cirurgia.

Hora da cirurgia

No dia da cirurgia deve chegar à FACCIA cerca de 30 a 45 minutos antes da hora da cirurgia, a hora exata da sua cirurgia ser-lhe-á comunicada alguns dias antes.

Pacientes com diabetes, por exemplo, são operados nos primeiros tempos operatórios de forma a ter um melhor controlo da sua glicémia, independentemente  da hora que a sua cirurgia esteja agendada, planeie o seu dia de forma a estar livre de compromissos. Por exemplo, se a sua cirurgia for á tarde, tente não ter nenhum compromisso de manhã de forma a estar descontraída.

Prepare a sua recuperação após a mamoplastia de aumento

Uma vez que a mamoplastia de aumento é uma cirurgia efetuada em ambulatório, sem internamento, após a cirurgia irá para casa ou para o hotel.

Quer num caso, quer noutro deve ficar acompanhada por um adulto responsável nas primeiras 24 horas. Não deve ficar sozinha na primeira noite após a cirurgia. Deve ter acompanhamento para a ajudar a tomar a medicação e a auxiliar a ir á casa-de-banho porque se pode sentir mal ou ter tonturas.

Caso não tenha ninguém para a apoiar neste período, deverá nos informar para providenciarmos alguém para lhe prestar esse serviço (com custo adicional).

Recomendações importantes para a sua recuperação:

  1. Organize os seus compromissos de forma a estar completamente relaxada após a cirurgia;
  1. Certifique-se que tem alguém para a vir buscar à clinica após a cirurgia;
  1. Certifique-se que tem alguém para lhe fazer companhia nas primeiras 24 horas após a cirurgia.